terça-feira, 19 de setembro de 2017

Pode comer com as mãos?

Por que usam talheres se possuem as mãos? Hahahaha
                                                                      




    Em nossa cultura, faz parte da educação ensinar o uso correto dos talheres, mas também é importante deixar a criança conhecer a textura dos alimentos.                                                     
      A criança pequena tem necessidade de sentir os alimentos com o tato até mesmo para ter segurança em que estará levando para a boca. 

   Para ela, o tato e o paladar são meios fortíssimos para conhecerem sabores, aromas e texturas.

  Vamos norteando e naturalmente vão compreendendo o funcionamento das coisas porém, é importante deixá-los explorar. 

   Através da imitação ela compreenderá que comer como o macaquinho com frequência não faz parte da nossa cultura. Não se aflija, saiba que ela com o tempo irá manusear os talheres corretamente. Mas, como tudo tem sua hora, tenha um pouco de paciência.

   Em casa, você pode deixar o mexe mexe mais frequente e quando sair, para não precisar ficar trocando de roupa e facilitar sua vida, deixe um pãozinho ou algum alimento mais sólido nas mãos da criança para que ela possa dar continuidade nas descobertas.

   Mantenha por perto talheres menores para que a criança também possa vivenciar com individualidade o manuseio dos mesmos e assim, com o uso os movimentos vão se tornando mais precisos.

    Quando a criança está entre seis meses e um ano de idade, ofereça talheres de silicone ou plásticos mais grossos para evitar acidentes e mais para frente você vai introduzindo os de metal.

   Coloque atenção no tamanho dos alimentos oferecidos para que a criança não engasgue, mas não deixe de colocar pedacinhos (acompanhe sempre a orientação do pediatra) pois, o exercício dos músculos da face são de fundamental importância para o processo da fala. 

Ofereça diversas texturas sempre e BOM APETITE!