quinta-feira, 22 de junho de 2017

Brincando com espelho




O espelho é um forte aliado no crescimento da criança. Ele ajuda no processo de desenvolvimento como um todo: visão (o bebê vai aprendendo a reconhecer rostos...), ajuda a tonificar músculos da boca/face (quando tenta imitar movimentos...) e pode também ajudar na parte cognitiva da criança,onde ela irá compreender expressões e sentimentos. 

Coloque um espelho na frente do bebê e continue com brincadeiras assim até os 3 anos; assim, ele poderá identificar a própria imagem e a de quem estiver brincando com ele e vai compreendendo seu corpo por completo.
Deixe a criatividade fluir, brinque de se esconder, de dar beijos, de praticar vários tipos de expressões (sentimentos triste, alegre, bravo...), de fazer caretas, de identificar as partes do corpo, de dançar...
O importante é variar sempre! Me lembro muito da minha filha nessa fase. Ela olhava por traz do espelho tentando entender de quem seria a imagem que era refletida, ela lambia, beijava, sorria com ela mesma, como que compreendendo sua existência.
Bom divertimento!
Para que seja gratificante a brincadeira em todos os sentidos, lembre de deixar o espelho bem limpinho e certifique-se de que suas pontas não irão machucar a criança.