sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Espaço de estudos Organizado

                                                                  CANTINHO DE ESTUDOS




O ambiente de estudos precisa de um cuidado especial. 

Ele influência muito no desempenho de aprendizado. 

A organização do espaço é peça chave para uma boa produtividade,  pois pode garantir maior eficácia e otimização de tarefas. 
A motivação para o estudo se amplia quando o espaço está prático e com tudo a mão. 
Quando você procurar por algo,  certamente saberá onde encontrar.  A "bagunça" atrapalha e diminui a concentração nas tarefas e estudos.  Perder tempo procurando o material,  faz com que percam o foco e o aprendizado acaba sendo prejudicado. 
Para as crianças que estão em fase de alfabetização, aconselho que coloquem cartazes com letras e números em algum local de fácil visualização. 

Segundo Fernanda Geiger, criadora da Organização e Boas ideias, algumas dicas básicas ajudam muito para esse ambiente ser realmente eficaz. 

"É importante criar um ambiente propício ao estudo para que a criança consiga se concentrar. 
Em um ambiente assim, a produtividade aumenta reduzindo até o tempo que ela precisará para realizar esta atividade de forma satisfatória.
Observe as possibilidades do espaço que tem disponível. O ideal é deixar um canto apenas para estudo mas sei que a realidade nem sempre será cabível fazer isto. Darei algumas dicas que você poderá aproveitar utilizando no melhor espaço que puder reservar:

- o local deve ser bem iluminado;

- deve estar o mais silêncio possível;
- cuide da limpeza, observe os produtos que serão utilizados, algumas crianças não reagem bem ao cheiro;
- tenha um local reservado para guardar o material que deixará em casa, guarde tudo sempre no mesmo lugar, assim, evita a perda ou esquecimento;
- tenha caixinhas, organizadores, estojos ou qualquer objeto que consiga guardar e manter organizados materiais menores como borracha, apontador, clips, cola, etc.
Construa com a criança o hábito de manter suas coisas no lugar, em ordem. Crie um método que acredite facilitar, de acordo com a idade de cada idade. 
Converse bastante mostrando a importância da organização, e principalmente, dê o exemplo".

  Aqueles que precisarem de um auxilio para a construção desse ambiente, eu e a Fernanda Geiger estamos a disposição.