segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Dificuldades de aprendizagem


O fato do aluno não acompanhar os colegas de classe e apresentar dificuldades pedagógicas, são motivos de preocupação para os pais.

Nesse momento, os pais não sabem muito o que fazer e ficam com vários questionamentos, do tipo:
* será que a escola não está ensinado direito?
* será que a professora não gosta dele e não ajuda no que ele precisa?
* será que meu filho tem algum problema sério?
* será que ele vai repetir de ano? ...

O primeiro passo para compreender melhor o que está acontecendo, é marcar uma conversa com a professora e coordenadores, para compreender melhor onde estão vendo a maior dificuldade apresentada. Estas podem ser : pedagógicas, psico-cognitiva, psico-afetiva...
Por vezes, aulas particulares com educadores, acabam resolvendo a questão, pois por ser um ensino mais individualizado, a criança acaba se dispersando menos e aprendendo mais.

O segundo passo, é verificar se a criança teve uma consulta com os seguintes especialistas, no prazo minimo de um ano: oftalmologista, pediatra e fonoaudiólogo.
O oftalmologista irá conferir se seu filho está com uma boa visão.
O pediatra irá acompanhar todo o desenvolvimento neuropsicomotor.
O fonoaudiólogo aplicará testes de audição. 

O terceiro passo, seria interessante você procurar uma psicóloga. Esta profissional irá ajudar nas questões de auto-afirmação e codificará as necessidades da criança- psicológicas, afetivas ou cognitivas. Sendo assim, fará sessões para tratar ou amenizar a dificuldade.

O mais importante, é não se desesperar. Percorra atentamente todos os fatores, analise se a rotina da criança está caminhando de maneira saudável com relação a idade que têm. Coloque atenção no tempo destinado à tv, ipad e joguinhos; analise sua alimentação, pois essa também interfere na aprendizagem e mostre com frequência ao seu filho o quanto você acredita em sua potencialidade.

 A  família é o maior alicerce para o desenvolvimento deles.